​IPO de Lisboa terá novo bloco operatório no fim do ano
02-02-2018 - 08:24

Doenças oncológicas vão continuar a aumentar, mas taxa de sobrevivência também.

Até ao final do ano deverá estar pronto a inaugurar o novo bloco operatório do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. A revelação é feita à Renascença pelo presidente da instituição.

“Pela nossa vontade já devia estar pronto há um ano, mas, enfim, as burocracias da Administração Pública impediram que isso acontecesse. Estamos agora a arrancar com a obra”, revela Francisco Ramos.

Nesta emissão especial que o programa Carla Rocha – Manhã da Renascença levou a cabo esta sexta-feira nas instalações do IPO de LIsboa para assinalar o dia Mundial de Luta Contra o Cancro (4 de Fevereiro), Francisco Ramos revelou ainda que falta apenas o visto do Tribunal de Contas mas que contam arrancar com as obras em Março.

No plano clínico, Francisco Ramos revela que há boas e más noticias sobre as doenças oncológicas.

“A má noticia é que o número de cancros tem vindo a aumentar e aquilo que se perspetiva é que vai continuar a aumentar. A boa notícia é que cada vez temos mais sucesso no tratamento do cancro”, afirma.

Em Portugal, a taxa de sobrevivência no cancro do cólon (um dos mais comuns) situa-se perto dos 60%, enquanto a taxa de sobrevivência para o cancro da mama e a leucemia é cerca de 90%, números em linha com o que se passa nos Estados Unidos e em outros países europeus.