Cónego Joaquim Dionísio “O meu olhar volta-se agora para a grande diocese do Porto”
26-05-2023 - 15:00
 • Isabel Pacheco

O novo bispo auxiliar saúda a diocese do Porto e agradece a todos quantos o “ajudaram a caminhar”.

O cónego Joaquim Dionísio, nomeado esta sexta-feira bispo auxiliar da diocese do Porto, saúda os fiéis da sua nova diocese e manifesta a sua “total disponibilidade e lealdade”.

Na nota de saudação, o sacerdote da diocese de Lamego diz que o seu olhar “volta-se agora para a grande diocese do Porto” e agradece ao Bispo do Porto, D. Manuel Linda “a confiança e o acolhimento”.
“Saúdo todos os que vivem nesse vasto território, pleno de vida e marcado pela fé, manifestando-lhe total disponibilidade e lealdade para com ele colaborar no serviço ao Povo de Deus”, destaca.

O até agora reitor Santuário de Nossa Senhora da Lapa admite, no entanto, a “apreensão própria de quem se reconhece limitado” para a sua nova missão episcopal e agradece a todos quantos o “ajudaram a caminhar”.

“Gratidão à bela diocese de Lamego, onde nasci e cresci, ao Sr. D. António Couto, aos sacerdotes do presbitério e, sobretudo, às suas comunidades e instituições onde servi”, pode ler-se.

Natural de São Martinho de Cimbres, em Armamar, na diocese de lamego, o cónego Joaquim Proença Dionísio é reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa e pároco de três paróquias na diocese de Lamego.

O novo bispo auxiliar do Porto, D. Joaquim Proença Dionísio, será ordenado em Lamego, a 16 de julho.