Na madrugada desta terça-feira, pelas 02h38, um meteoro voltou a rasgar os céus em Portugal, desta vez na zona da Beira Baixa, deixando um rasto de cor esverdeada.
A entrada do meteoro na atmosfera da Terra foi registada pelo Observatório Astronómico de Braga e o vídeo foi partilhado pela página Planetário - Casa da Ciência de Braga no Facebook. O fenómeno foi também registado pelo observatório de Tomar.
Em declarações ao Público, João Paulo Vieira, da Casa da Ciência de Braga, afirmou que "todos os dias temos 80, 70 registos destes. Por vezes uma centena”, mas que "a maioria destes registos são de menor escala"
"O evento só acontece com aquele brilho e com este rasto bonito porque eventualmente o meteoro é de maior dimensão”, acrescenta.
Um meteoro é um fenómeno que ocorre na nossa atmosfera, normalmente identificado como um traço luminoso de duração breve e vulgarmente conhecidos como “estrelas cadentes”. Resultam da entrada de pequenas partículas na nossa atmosfera a grandes velocidades.