Base militar dos EUA no Iraque atingida por sete morteiros
12-01-2020 - 16:38
 • Renascença

Os únicos quatro feridos registados são soldados iraquianos. Forças norte-americanas deixaram a base na sequência da escalada de tensão entre os EUA e o Irão.

Pelo menos sete morteiros atingiram este domingo, de acordo com agência Reuters, que cita uma fonte militar, uma base aérea iraquiana onde se encontravam destacados militares norte-americanos e da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

No entanto, e de acordo com o exército iraquiano, quase todas as tropas norte-americanas já deixaram a base, localizada em Balad (cerca de 80 quilómetros a norte da capital Bagdad), na sequência da escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irão.

Os morteiros terão caído dentro da pista da base aérea e os únicos quatro feridos registados são soldados iraquianos.

Na quarta-feira passada, o Irão lançou mais de uma dúzia de mísseis contra duas bases iraquianas, em Ain al-Assad e Arbil, que albergam igualmente tropas norte-americanas.

Essa ação foi assumida pelos Guardas da Revolução iranianos como uma “operação de vingança” da morte do general Qassem Soleimani, comandante da força de elite Al-Quds, que morreu num ataque aéreo em Bagdad, ordenado pelo Presidente dos EUA, Donald Trump.

A agência France-Presse acrescenta ainda que as bases militares que têm tropas americanas têm sido ultimamente sujeitas a lançamentos de rockets e morteiros, “que na sua maioria feriram forças iraquianas.