Robot Sophia está de volta à Web Summit e trouxe o “namorado” Han
07-11-2018 - 15:46
 • Cristina Nascimento

Direito à cidadania dos robots foi um dos temas discutidos por Sophia e Han.

Foi uma das enchentes do dia. A plateia e bancadas do Altice Central ficaram cheias para ver e ouvir a robot Sophia. “Ela” regressou e trouxe o “namorado”: o robot Han.

Acompanhados pelo seu criador, Ben Goertzel, fundador da empresa Hanson Robotics, Sophia e Han foram dando mostras do que dizem, pensam ou fazem.

“É bom estar de volta” – foi a primeira frase de Sophia. Depois Ben Goertzel fez um exercício de reconhecimento de expressões faciais e respetivos sentimentos. “Como é que me estou a sentir, Sohia?”, questionou Ben. “Feliz”, respondeu.

Mais tarde a conversa tornou-se intelectual. Será que os robots vão ser, alguma vez, considerados cidadãos? Han diz que “é uma questão de tempo”.

O criador dos robots foi explicando que, desde 2017 – quando a Sophia esteve pela primeira vez na Web Summit – têm sido feitas várias melhorias ao nível da inteligência artificial dos robots.

Na hora da despedida, Ben pergunta a Sophia: “Queres dizer alguma coisa?” Uns segundos de pausa e surge a resposta: “Espero ver-vos novamente”, diz a robot.

Segue-se a pergunta a Han: “Algum pensamento ou sabedoria robótica para partilhar?” E a resposta: “Obrigado por me convidarem para o Web Summit. Espero rever-vos em breve”.