As imagens da festa da subida do campeão Rio Ave e do Casa Pia
15-05-2022 - 15:00
 • Eduardo Soares da Silva Renascença

Rio Ave sagrou-se campeão da II Liga e levantou o troféu em Vila do Conde, enquanto que o Casa Pia festejava a subida a menos de 30 quilómetros de distância, em Matosinhos, no estádio do Leixões.

Menos de 30 quilómetros separaram geograficamente a festa da subida de divisão de Rio Ave e Casa Pia, que regressam à I Liga na próxima temporada.

O Desportivo de Chaves também lutava pela subida, mas a manhã não foi propícia a surpresas. O Rio Ave venceu desde o primeiro minuto, acabou por ganhar por 3-0 e confirmar o título de campeão do segundo escalão.

As celebrações foram longas no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde, que estava cheio com cinco mil espectadores. Depois do jogo, Pedro Proença, presidente da Liga de Clubes, entregou o troféu de campeão da II Liga ao capitão de equipa, Vítor Gomes. A festa continuará durante a tarde, na cidade, num autocarro panorâmico.

O Casa Pia voltou à I Liga 83 anos depois da primeira participação, em 1938/39, mas a festa foi feita longe de Pina Manique.

Os gansos só precisavam de fazer o mesmo resultado que o Chaves para confirmar a subida direta, o que significa que o Casa Pia até podia ter perdido com o Leixões que subiria diretamente.

No entanto, a equipa de Filipe Martins goleou o Leixões, em Matosinhos, por 5-1. No fim e apesar de longe de casa, a equipa festejou com os cerca de 200 adeptos que fizeram a viagem até ao Estádio do Mar.

O Desportivo de Chaves ainda terá nova oportunidade de lutar pela subida à I Liga, frente ao Moreirense, no "play-off".