Salário mínimo, abono de família e pensões. Conheça os aumentos de 2017
01-01-2017 - 10:55

São quase 700 mil trabalhadores que passam a beneficiar do aumento do salário mínimo. São aumentos que ajudam a compensar os novos impostos que também entram em vigor neste novo ano.

Veja também:


Quase 700 mil trabalhadores, do sector privado mas também da Função Pública, passam a receber 557 euros de Salário Mínimo a partir deste domingo. Para as empresas, a contrapartida é uma redução de 1,25% na Taxa Social Única para os trabalhadores que forem abrangidos pelo aumento, mas esta medida não se aplica a novas contratações.

Os dois primeiros escalões de vencimentos dos funcionários do Estado, em 2016 eram inferiores ao valor da remuneração mínima acordado na Concertação Social e por isso, também têm que ser actualizados.

Os trabalhadores da administração Pública vão ter igualmente um acréscimo de 25 cêntimos no subsídio de almoço, que passa para 4,52 euros. A partir de Agosto recebem ainda outros 25 cêntimos.

Os activos e outros contribuintes com rendimentos mais baixos também podem ver mais alguns euros na carteira: A sobretaxa de IRS acaba para quem recebe entre 7.091 e 20.261 euros por ano. Os outros têm que esperar mais alguns meses.

Nas deduções em sede de IRS, as famílias podem ainda contar com a inclusão das despesas das cantinas e transportes escolares, e vai ainda ser possível deduzir o IVA do passe social.

O abono de família aumenta e este ano deverá abranger 130 mil crianças: 100 mil que já recebiam a prestação e outras 30 mil que passam a estar incluídas com a introdução do 4º escalão. O maior aumento é para as crianças do 1º escalão, que vai passar de 36 para 54 euros a partir do primeiro dia deste novo ano e, no 2º semestre, aumenta para 72 euros.

Há aumento igualmente para as pensões de reforma, até 838,44 euros, ou seja, 0,5%, em linha com a inflação. A partir de Agosto, as pensões até 631,47 euros, que não foram actualizadas entre 2011 e 2015, têm um aumento extra de 10 euros. Já as que foram aumentadas naquele período recebem uma actualização extraordinária de seis euros.

Mas porque nem tudo são boas notícias, há também aumentos em vários campos, que pode conhecer aqui.