Confrontos entre Síria e Turquia perto de Ras al-Ain
30-10-2019 - 13:56
 • Renascença com Reuters

Tem havido relatos de confrontos entre os exércitos dos dois países em vários pontos ao longo dos últimos dias, mas nem Damasco nem Ancara têm interesse num acentuar do conflito.

Os exércitos da Síria e da Turquia entraram em confronto no nordeste da Síria esta quarta-feira.

Segundo apurou a Reuters, os confrontos ocorreram nos arredores de Ras al-Ain, cidade também conhecida por Serekaniye.

A cidade esteve sitiada durante mais de uma semana pelo exército turco e os grupos rebeldes apoiados por Ancara, depois de a Turquia ter invadido a região, mas estas foram incapazes de a tomar às Forças Democráticas da Síria antes do cessar-fogo negociado pela Rússia.

Depois do cessar-fogo, e ao abrigo do acordo alcançado entre Putin e Erdogan, as FDS, que são compostas na maioria por curdos, retiraram e a cidade, que fica em cima da fronteira, foi ocupada pelos turcos.

Embora a Rússia, que apoia o regime de Bashar al-Assad, tenha chegado a acordo com a Turquia, a Síria já veio dizer que a presença de forças turcas no seu território não será aceite a longo prazo.

Apesar dos confrontos que se registaram esta quarta-feira e nos últimos dias, nem Ancara, nem Damasco, nem Moscovo têm interesse em deixar a situação deteriorar.