Carlos Melancia recebe mais de 9 mil euros de pensão vitalícia. São 332 os beneficiários
13-08-2016 - 01:20

A lista foi divulgada pela revista Visão.

Os dois últimos governadores de Portugal em Macau têm as pensões vitalícias mais elevadas, entre todas as que são pagas pela Caixa Geral de Aposentações.

Carlos Melancia recebe desde o ano de 1998 mais de nove mil euros por mês e Rocha Vieira tem direito a 13 mil euros desde o ano 2000, embora o valor tenha sido reduzido por imposição legal.

É a primeira vez que a lista dos beneficiários é tornada pública. É a revista Visão que está a divulgá-la e isso acontece porque a Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos decidiu a favor de um jornalista que se queixou do Governo, que queria impedir o acesso.

Da lista não constam os antigos Presidentes da República, porque as suas reformas saem do orçamento do Palácio de Belém, mas há antigos primeiros-ministros e governantes, antigos deputados e ex-políticos que são empresários -- nestes casos, a pensão a que têm direito é reduzida.

A pensão vitalícia mais baixa não chega a 900 euros. Entre os 332 beneficiários, um terço tem a pensão reduzida por lei - por acumular outros rendimentos - e o valor médio da pensão vitalícia é de 2.173 euros.

As pensões vitalícias deixaram de ser atribuídas em 2005, embora os políticos em exercício na altura tenham mantido o direito às retribuições. O regime foi instituído em 1985.