Pulseiras "Estou Aqui Adultos!" a partir do dia 20 de Março
16-03-2017 - 10:33

Programa é alargado a todo o país e permite, em caso de emergência, entrar em contacto com familiares ou cuidadores. Cada registo terá a validade de dois anos.

O programa da PSP "Estou Aqui Adultos!" começa na próxima segunda-feira, dia 20 de Março. Após dois anos de fase experimental e limitada a utentes de algumas instituições, agora já pode pedir estas pulseiras que permitem uma mais rápida identificação de familiares, em caso de emergência.

“Este programa foi especialmente pensado para pessoas que, em função da idade ou de patologia, possam ficar desorientadas ou inconscientes na via pública, ainda que momentaneamente”, lê-se no comunicado da PSP.

Para obter uma pulseira é necessário fazer uma pré-inscrição na página do programa e levantá-la na esquadra seleccionada.

O programa prevê dois tipos de pedido, consoante seja o próprio utilizador a solicitar a pulseira (opção “Pedido pelo Próprio”) ou seja um cuidador ou uma instituição (opção “Pedido Instituição/Cuidador”).

Tal como nas pulseiras "Estou Aqui" para as crianças, as dos adultos também são gratuitas e não possuem qualquer dado de identificação do utilizador, de forma a salvaguardar a sua privacidade. São compostas por uma fita em tom neutro e por uma chapa metálica com um código alfanumérico, único para cada utilizador, que será descodificado pela PSP após uma chamada para o número de emergência (112).

As autoridades referem ainda que as pulseiras não disporem de GPS ou outro sistema de localização. As pulseiras também não são dispositivos de emergência para accionar socorro em caso de necessidade.

Cada registo terá a validade de dois anos, no fim do qual, que estiver interessado em continuar a usufruir do programa, deve efectuar novo registo.

"Qualquer pessoa que verifique outrem com sinais evidentes de desorientação e a necessitar de auxílio na via pública deverá ligar o número de emergência (112) e dar indicação do local onde se encontra podendo, caso verifique a existência da pulseira, indicar desde logo o código da mesma. Será, de imediato, accionado um carro patrulha para o local para garantir a segurança da pessoa e, em simultâneo, a Direcção Nacional da PSP entrará em contacto com os familiares, cuidadores ou amigos da pessoa encontrada para informar o paradeiro da mesma e, dessa forma, permitir um reencontro célere", explica a nota da polícia.