​Guterres na ONU será “um aliado da União Europeia”
13-10-2016 - 10:59

Secretária de Estados dos Assuntos Europeus acredita que António Guterres vai conseguir dotar a ONU de maior poder efectivo.

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, acredita que António Guterres vai ser um "aliado" da União Europeia.

"Guterres é um europeísta, um homem que, como primeiro-ministro, presidiu ao Conselho Europeu e vai ser um aliado da União Europeia na resolução de vários problemas, designadamente, desde logo, o problema dos refugiados", disse em entrevista à Renascença.

Nestas declarações, Margarida Marques não duvida que o antigo primeiro-ministro seja a pessoa certa.

“Tem o perfil perfeito para ser secretário-geral das Nações Unidas e tem uma experiência enorme numa agência internacional”, destaca a secretária, sublinhando que Guterres “conhece os líderes de todo o mundo”.

Esta quinta-feira, o antigo primeiro-ministro vai ser formalmente nomeado pela Assembleia Geral da ONU, numa sessão a partir das 15h00 (hora de Lisboa), e que irá incluir um discurso de Guterres perante os 193 Estados-membros da organização.

Questionada pela Renascença sobre como pode ser medido o êxito de Guterres na liderança da ONU, Margarida Marques diz que o seu sucesso passará pelo reconhecimento de mais poder da organização.

“A mudança fundamental que nós esperamos é que as Nações Unidas tenham um poder mais efectivo no mundo. Uma organização como esta não se faz com um homem só mas Guterres é uma pessoa que tem capacidade de mobilizar e construir vontades políticas. É isso fundamentalmente que se espera dele, que as Nações Unidas tenham capacidade maior de agir na resolução de problemas”, remata.