Dezenas de milhares nas ruas da Irlanda contra legalização do aborto
10-03-2018 - 15:40

Referendo está marcado para maio. Em causa está a emenda à constituição que garante o direito à vida dos nascituros.

Dezenas de milhares de pessoas desceram sobre a capital da Irlanda, este sábado, para participar numa caminhada contra a legalização do aborto naquele país, com algumas estimativas a apontar para os 100 mil participantes.

Os manifestantes pedem a manutenção da oitava emenda à constituição irlandesa, que reconhece o direito à vida do nascituro.

A caminhada surge na sequência da aprovação por parte do Governo de um referendo sobre este assunto. A questão do aborto tem dividido a opinião pública irlandesa nos últimos anos. O referendo realiza-se em maio.

A caminhada estava marcada para começar por volta das 14h, hora de Dublin, mas o início teve de ser adiado porque a organização foi informada de que havia ainda milhares de pessoas a tentar chegar ao local para participar.

Finda a caminhada haverá lugar a discursos. Entre os oradores inclui-se a presidente do movimento “Save the Eighth”, que faz campanha pela preservação da emenda. Também usará da palavra a jovem Charlie Fien, que tem trissomia 21 e é ativista contra o aborto, com particular destaque para a particular incidência do aborto para casos de diagnóstico pré-natal de trissomia, que em muitos países atinge os 90%.