Segunda-feira, 18 de janeiro de 2021


Esta 2ª feira teve início o Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos

Ou seja, a partir de hoje e até ao próximo dia 25 de Janeiro somos convidados a rezar pela aproximação de todos os que acreditam em Jesus Cristo.
Porque, com o passar do tempo, a história da Igreja ficou marcada por cisões, cismas, guerras, divisões que afastaram aqueles cuja fé assenta sempre na pessoa de Jesus.
Católicos, protestantes, ortodoxos… sabem que Jesus é o caminho, mas percorrem este caminho de maneiras diferentes.
Logo no início do século XX, em 1908, um pastor anglicano, propôs esta semana dedicada a olhar mais para o que nos une, do que para aquilo que nos separa.
Desde então, os Cristão têm aceitado este desafio: procurando construir pontes, que conduzam ao encontro e à proximidade e não à separação e à distância.
Este ano a semana de oração pela Unidade dos Cristãos tem como tema uma frase do Evangelho de São João: "Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos”.
Os frutos da compreensão, do diálogo, do encontro, da procura de uma maior união entre todos os que partilham a fé em Jesus Cristo.
Neste momento, confinados, fechados em casa, pode ser o momento ideal para rezar por esta união, na certeza de que a Oração nos fará ficar mais perto uns dos outros e mais perto do amor de Deus.