​Conferências do Estoril – Desafios Globais, Respostas Locais


Dias 29, 30 e 31 de Maio, as grandes questões da actualidade discutem-se nas Conferências do Estoril, e na rádio que o põe a par com o mundo.

Entre activistas, políticos, empreendedores e quatro vencedores do Prémio Nobel, o tema das Migrações vai estar em destaque nesta 5ª edição das Conferências do Estoril, que tem lugar no Centro de Congressos do Estoril. Este ano o foco será o desafio das migrações globais.

“Em «Global Migration: Leaving Home in a Globalized World» dois eixos temáticos da maior importância serão abordados: em primeiro lugar, as migrações como um desafio per se, fora de contextos de crise; e em segundo lugar, os dilemas fruto de situações de migrações forçadas tais como a crise dos refugiados ou as deslocações em massa provocadas por alterações climáticas ou insegurança alimentar.

O século XXI é, definitivamente, o tempo das migrações globais. O impacto provocado pela deslocação de pessoas, largas vezes em números avassaladores, já não se cinge às fronteiras nacionais ou à geografia de um contexto regional. Num mundo interconectado, torna-se imperativa a união na procura de uma resposta para estes problemas. Por isso mesmo se realizou, em Setembro último, no âmbito da Assembleia Geral das Nações Unidas, a primeira Cimeira Global sobre Refugiados e Migrantes onde, pela primeira vez, os Estados Membros assumiram que o contexto das migrações comporta desafios globais, a serem abordados através do diálogo e do multilateralismo.”

Pela edição de 2017 vão passar nomes como Madeleine Albright, Nigel Farage, Edward Snowden, Baltazar Garzon, Sergio Moro, Bernard Kouchner, Antonio Di Pietro, Jody Williams, e José Ramos Horta.

De 29 a 31 de Maio, fique a par com o mundo num evento com apoio Renascença.

Conheça todo o programa e descubra os oradores convidados em: www.estorilconferences.pt