​Renovar cartão de cidadão online vai ser possível a partir de dia 21
07-06-2019 - 09:58
 • Renascença

Governo anuncia ainda a criação de novos postos de atendimento para a entrega do documento de identificação e a contratação de mais pessoal.

A partir de 21 de junho, renovar o cartão de cidadão através de internet, para quem tenha mais de 25 anos, já vai ser possível.

A data foi anunciada na Renascença pela secretária de Estado da Justiça. O Governo pretende com esta medida diminuir as longas filas que tem havido nos serviços.

“Como de cinco em cinco anos ainda temos o mesmo tipo quer de feição, quer de impressão digital, vamos usar esses dados que já estão guardados nos nossos sistemas. O cidadão a única coisa que vai ter que fazer é autenticar-se com o seu cartão de cidadão e a Chave Móvel Digital e, a partir dai, preenchendo somente um formulário, pode pedir a renovação do seu cartão”, explicou Anabela Pedroso.

Anunciou ainda que vão ser criados novos espaços para emissão do Cartão de Cidadão, o que vai permitir “uma descompressão” para a entrega do documento.

“Estamos a desconcentrar os pontos de acesso Cartão de Cidadão por todo o país, usando os Espaços Cidadão”, diz a secretária de Estado, garantindo que, por exemplo, na zona da Grande Lisboa, há atualmente cerca de 40 locais onde é possível tratar de assuntos relacionados com o Cartão de Cidadão.

Durante a entrevista relevou ainda que está em curso o processo para a contratação de cerca de 40 funcionários para atendimento ao público. Os novos trabalhadores devem chegar aos balcões dentro de dois meses, estima.

Quem pode usar?

Pessoas com 25 anos ou mais e que queiram manter os dados biométricos no sistema dos serviços de identificação. Além disso, o cartão do cidadão não pode ter caducado há mais de 30 dias.

Onde está disponível?

Medida avança em 40 espaços na Grande Lisboa.

E o resto do país?

Está a ser estudado avançar na Área Metropolitana do Porto. Mas a ideia é este sistema estar a funcionar em pleno até ao final de julho no resto do país.

Serviço vai estar disponível nas conservatórias?

Além de serem um complemento aos atuais balcões do Instituto dos Registos e Notariado, estes Espaços Cidadão vão funcionar também nas próprias conservatórias. Ou seja, o Governo acredita que a procura pelas conservatórias não vai reduzir. A vantagem está na rapidez.

O que mudou?

Tem tudo a ver com a entrada em funcionamento de uma nova versão do sistema informático de suporte às renovações de cartão de cidadão. Este sistema torna possível descentralizar e melhorar o fluxo de atendimento deste serviço, tornando-o, mais cómodo e mais rápido, mantendo simultaneamente os padrões de segurança.