Japão e Espanha são as primeiras seleções apuradas para os oitavos de final do Mundial feminino 2023.
Esta quarta-feira, as japonesas, que tinham goleado a Zâmbia na ronda inaugural por 5-0, derrotaram a Costa Rica por 2-0 na jornada 2. Hikaru Naomoto, aos 25 minutos, e Aoba Fujimoto, aos 27, decidiram o jogo.
A Espanha, que derrotara as costarriquenhas na primeira jornada por 3-0, venceu agora a Zâmbia também por 5-0. Teresa Abelleira abriu o marcador, ao minuto 9, com um grande golo, e Jenni Hermoso e Alba Redondo (que entrou para "matar" a reação zambiana) bisaram.
Com estes resultados, Japão e Espanha chegam aos seis pontos - as ibéricas estão em primeiro pela diferença de golos - e apuram-se para os oitavos de final. Costa Rica e Zâmbia, sem pontos, estão eliminadas.
Na terceira e última jornada, japonesas e espanholas decidem quem vence o grupo C, e costarriquenhas e zambianas definem terceiro e quarto lugares. Encontros marcados para segunda-feira, às 8h00.
A vencedora do grupo C joga com a segunda classificada do grupo A (Nova Zelândia, Noruega, Suíça e Filipinas) e a segunda com a primeira.