A importância do microcrédito
19-10-2015 - 07:37

A hora é de dar passos que, embora limitados, possam vir a humanizar o sistema. Iniciativas como o comércio justo, a banca ética ou o microcrédito vão nesse sentido.

O capitalismo actual precisa de ser reformado, como aliás aconteceu várias vezes ao longo da história dos últimos dois séculos. Mas reforma não significa revolução - como se viu, o comunismo falhou. A hora é de dar passos que, embora limitados, possam vir a humanizar o sistema. Iniciativas como o comércio justo, a banca ética ou o microcrédito vão nesse sentido.

Amanhã, celebra-se o primeiro Dia Europeu do Microfinança. A Associação Nacional de Direito ao Crédito (a grande impulsionadora em Portugal desta nova forma de crédito) e o Millenium BCP promovem uma conferência sobre “Microfinança, um caminho para o empreendorismo”. Segue-se uma semana de encontros em Viana do Castelo, Caldas da Rainha e Loulé, culminando a 7 de Novembro com o Dia do Microempresário.

Entretanto, já hoje, em Bruxelas, se começa a falar de microcrédito e da necessidade de harmonizar as leis dos países da UE sobre esta realidade. Quem diria, há vinte ou trinta anos, que emprestar dinheiro aos pobres, não sendo uma resposta para todas as situações de pobreza, é uma importante arma para a combater?