Surto de impetigo na Madeira já regista 11 casos
12-11-2024 - 19:24
 • João Pedro Quesado

Doença da pele, contagiosa, tem sido detetada em “atletas”, com maior incidência na Escola Secundária de Francisco Franco, no Funchal.

Há um surto de impetigo na Madeira, avançou esta segunda-feira a “RTP Madeira”. Há 11 casos suspeitos, com sete casos confirmados pelo Serviço Regional de Saúde da Madeira.

Segundo a “RTP Madeira”, os casos foram detetados em clubes desportivas, com a Escola Secundária de Francisco Franco, no Funchal, a ter a maior incidência de casos.

De acordo com o “DN Madeira”, o Serviço Regional de Saúde da Madeira alertou para o surto, declarando que se trata de “uma doença infeciosa que tem sido detetada em alguns atletas”.

O impetigo é uma infeção da pele contagiosa, causada por bactérias já existentes na pele e que pode ocorrer quando acontece uma lesão, como uma picada de insetos, cortes, arranhões ou eczema.

A infeção é caracterizada por lesões vermelhas na pele, que formam uma crosta de cor amarela quando abrem e libertam líquido, podendo causar dor ou comichão. Entre os sintomas menos frequentes estão bolhas, febre e mal-estar generalizado.

A transmissão ocorre através do contacto direto com as lesões ou contacto com objetos como roupas, bolas de desporto, bancos e outros objetos que possam ter entrado em contacto com a bactéria.