Portugal recomenda livro de Pedro Chagas Freitas a europeus
03-08-2022 - 15:06
 • Diogo Camilo

"A Raridade das Coisas Banais" foi escolhido como leitura de verão para a iniciativa "Leitores da Europa" e é comparado a "O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry.

O livro “A Raridade das Coisas Banais”, do escritor Pedro Chagas Freitas, foi a obra recomendada por Portugal à União Europeia, como parte do projeto "Leitores da Europa".

O romance publicado em maio é descrito como “deslumbrante”, “profundo” e “comovente” que recorda a “grandeza das crianças” e convida leitores a “refletirem sobre a essência da existência humana”.

“Sem medo de fazer perguntas filosóficas”, refere a representação portuguesa, o escritor inicia o livro com uma questão e resposta: “O que queres ser quando fores grande? Pequeno outra vez.”

“Muito à maneira de ‘O Principezinho’ de Antoine de Saint-Exupéry, Freitas propõe gentilmente ao leitor que mergulhe em águas mais profundas e reflita sobre a infância e a morte, sobre o que significa ser adulto e sobre o amor”, indica a recomendação na página do Conselho Europeu.

O livro sucede assim a “Leva-me Contigo”, de Afonso Reis Cabral, como escolha da Representação Permanente de Portugal na União Europeia, numa iniciativa que teve início em 2020.