​World Press Photo. Foto do Ano retrata mulher palestiniana a abraçar sobrinha morta
18-04-2024 - 23:30
 • Ricardo Vieira

A fotografia é da autoria do repórter palestiniano Mohammed Salem, em serviço para a agência Reuters.

A imagem de uma mulher palestiniana a abraçar o corpo da sua sobrinha, vítima da guerra na Faixa de Gaza, é a fotografia do ano para o World Press Photo.

A fotografia é da autoria do repórter palestiniano Mohammed Salem, em serviço para a agência Reuters.

O corpo de criança surge coberto por um manto branco e a mulher aparece curvada, com a cabeça baixa, enquanto segura a menina no seu colo.

Mohammed Salem descreve a imagem, tirada poucos dias depois de a sua filha nascer, como um “momento triste e poderoso, que resume o sentido mais amplo do que está a acontecer na Faixa de Gaza”.

A fotografia que conquistou o júri do World Press Photo mostra Inas Abu Maamar, de 36 anos, a abraçar o corpo sem vida da sobrinha Saly, de cinco anos.

Saly morreu, juntamente com a mãe e a irmã, quando um míssil israelita atingiu a sua casa, no campo de Khan Younis, em Gaza.

A fotografia foi tirada com respeito e cuidado, “oferecendo ao mesmo tempo um vislumbre metafórico e literal de uma perda inimaginável”, refere a organização do World Press Photo, em comunicado.

O repórter fotográfico Mohammed Salem já tinha recebido um prémio há uma década com uma imagem também sobre o conflito israelo-palestiniano.

Ainda nos prémios principais, o World Press Photo distinguiu trabalhos sobre família e demência em Madagáscar, a vida dos migrantes no México e o trauma da guerra na Ucrânia.