Rui Moreira quer Sá Carneiro na solução para novo aeroporto de Lisboa
21-07-2022 - 07:00
 • Susana Madureira Martins (Renascença), Margarida Gomes (Público)

O autarca do Porto revela que há "mais de um ano"abordou com o primeiro-ministro e o ministro das Infraestruturas a hipótese de o Francisco Sá Carneiro, no Porto, ser parte da solução do futuro aeroporto de Lisboa, pelo menos a título temporário. Rui Moreira defende que mesmo que a opção seja Portela + Montijo ou apenas Montijo "se devia olhar para o aeroporto Francisco Sá Carneiro como uma possibilidade"

Na entrevista ao programa Hora da Verdade da Renascença e do jornal Público, o autarca do Porto defende que "à partida, o Montijo, salvo questões ambientais, é o melhor até porque já lá existe um aeroporto" . A proposta é que, enquanto a solução alternativa à Portela não fica pronta, a opção seja o aeroporto Francisco Sá Carneiro: "se neste momento o aeroporto de Lisboa não tem capacidade para albergar aviões, porque é que não procuramos que esses aviões escalem no Porto?", questiona Moreira

Questionado se Pedro Nuno Santos se deve demitir depois da polémica do despacho revogado pelo primeiro-ministro, o presidente da Câmara do Porto diz que se trata de um ministro "competente e tenaz" com "uns dossiês muito pesados"

Entre tanta gente que sabia da proposta do ministro Pedro Nuno Santos para o aeroporto de Lisboa, antes de ser divulgada e revogada pelo primeiro-ministro, o presidente da Câmara do Porto também sabia, já agora?

Não fazia a mais vaga ideia, soube pela comunicação social.

E o presidente da Câmara do Porto gostava de ter uma palavra a dizer sobre eventuais decisões em relação ao novo aeroporto de Lisboa ou é-lhe indiferente?

Não deve ser indiferente a nenhum português. Todos nós no nosso íntimo temos preocupações e temos convicções.

Há negociações que vão decorrer. À margem dessas negociações, o presidente da Câmara do Porto gostava de ser chamado?

Não, acho que não tenho legitimidade nem se calhar tenho tempo para ser chamado sobre essa matéria, o que não quer dizer que como cidadão não tenha uma opinião e tenho-a objectivamente.

E qual é a sua opinião?

Aquilo que me parece urgente é a construção de um novo aeroporto em Lisboa que pode ser um novo aeroporto como pode ser complementar à Portela. Parece-me, à partida, que o Montijo, salvo questões ambientais, é o melhor até porque já lá existe um aeroporto. Agora temos a questão do 'entretanto' e o 'entretanto' é até que essa solução esteja pronta. Se Lisboa não tem capacidade já para acolher voos e se nós temos um instrumento nacional que hoje é um instrumento público, não percebo porque é que não se aposta mais no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, que tem capacidade instalada.

Bem sei que para quem está em Lisboa diz, mas eu agora vou viajar através do Porto para Maputo ou Nova Iorque? Esta ideia de que muitas vezes se confunde o 'hub' de Lisboa, como sendo um 'hub' nacional e esquecer as outras valências, parece-me que andamos aqui, provavelmente, a ignorar esta questão. Devo dizer que eu já discuti este assunto quer com o primeiro-ministro, quer com o ministro Pedro Nuno Santos, há mais de um ano.

Não obteve conclusão nenhuma?

Não. Chamei a atenção, porque se há um tempo para a construção de um novo aeroporto, qualquer que ele seja vai demorar tempo. Se, entretanto, se esgota a Portela, parece-me que seria de olhar para outras oportunidades. Há quem diga que a solução é Beja, mas Beja, apesar de tudo, é muito longe de Lisboa e não há interligações entre Beja e Lisboa. Acho que se devia olhar para o aeroporto Francisco Sá Carneiro como uma possibilidade e poder-se-ia ter entendido isso na medida em que a TAP passou a ser uma empresa nacional e que tem de defender o interesse público, no qual o esgotamento da Portela faz parte desse interesse público.

Acho que se deveria ter pensado que o aeroporto Francisco Sá Carneiro era uma válvula de escape. Não foi assim pensado até hoje, mas a mim surpreende-me que este assunto nunca esteja no papel. E não está por causa da visão centralista do Império, porque dizem não, isto tem de ser tudo em Lisboa. Entretanto, vai-se adiando a decisão ano após ano, ano após ano...

A solução que pretende é uma solução tripartida entre o eixo Portela mais Montijo com uma opção mais a Norte?

O aeroporto Francisco Sá Carneiro não vai ser o aeroporto de Lisboa, não é isso que estou a dizer. O que estou a dizer é que se neste momento o aeroporto de Lisboa não tem capacidade para albergar aviões porque é que não procuramos que esses aviões escalem no Porto ou em Faro? Faro, apesar de tudo, é mais difícil porque tem menos carga própria. Temos aqui um recurso que podia ser conveniente.

Tendo em conta esta polémica e a questão da TAP, o ministro das infra-estruturas já devia ter sido demitido ou é da opinião que é um excelente ministro com uma pasta difícil?

O ministro Pedro Nuno Santos tem uma pasta terrível porque tem, por exemplo, a ferrovia que é uma questão também ela adiada. A última obra importante na ferrovia pronta foi a modernização da linha do Norte tinha eu 12 ou 13 anos de idade e já tenho 65. Ele, de facto, tem uns dossiês muito pesados. Na questão da TAP, ele sabe que não concordo com a solução que ele tomou, agora acho que é uma pessoa tenaz, competente, capaz de correr riscos.