Bragança promove ciclo de Música Sacra
07-09-2017 - 11:23
 • Olímpia Mairos

A iniciativa tem a colaboração de vários especialistas e vai contemplar diversas áreas da música litúrgica sob a observação de docentes preparados. Pretende ainda colmatar lacunas através de disciplinas práticas e teóricas e ajudar os alunos, independentemente da sua formação musical.

O Conservatório de Música e Dança de Bragança está a promover esta semana a 5.ª edição do Ciclo de Música Sacra dirigida a "quem nas paróquias está ligado à música litúrgica ou pretende iniciar uma formação específica".

Segundo o Secretariado da Liturgia de Bragança-Miranda, na diocese transmontana "persiste a necessidade de uma formação permanente nesta área de estudo e este ciclo pretende colmatar algumas dessas lacunas através de disciplinas práticas e teóricas sob a observação de docentes preparados e dispostos a ajudar os alunos, independentemente da sua formação musical".

O Conservatório de Música e Dança de Bragança conta com a participação activa dos elementos corais, directores de coro e organistas e de quem pretende "iniciar uma formação específica" em música sacra.

A cerimónia de abertura contou com a presença do reitor da igreja da Lapa e mestre-capela da Sé do Porto, cónego António Ferreira dos Santos.

A iniciativa tem a colaboração de vários especialistas e vai contemplar várias áreas da música litúrgica. O professor Pedro Monteiro, director da Pós-Graduação em Música Sacra da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa - Porto, desenvolverá o seu trabalho ao nível da Direcção Coral; o Canto Gregoriano será ministrado pelo professor Alberto Medina de Seiça (ex-Diretor do Serviço de Música do Santuário de Fátima); a Técnica Vocal terá como regente o professor Vianey da Cruz (Maestro e Preparador vocal); enquanto a disciplina de Órgão Litúrgico ficará a cargo do professor Tadeu Filipe (CMDB).

O programa do quinto Ciclo de Música Sacra de Bragança contempla ainda uma apresentação pública das diversas classes, terminando a formação com uma eucaristia, no domingo, dia 10.