Público regressa aos recintos desportivos a 14 de junho
02-06-2021 - 14:44
 • Renascença

Recintos desportivos podem receber um terço da sua capacidade, anunciou o primeiro-ministro António Costa.

O público está de regresso aos recintos desportivos a 14 de junho, confirmou o primeiro-ministro António Costa, em declarações após o conselho de ministros desta quarta-feira.

"No que diz respeito à atividade desportiva, deixam de existir restrições nos escalões de formação e nas modalidades amadoras. Lotação de 33% nos recintos desportivos", disse.

Nesse sentido, os estádios e pavilhões podem passar a receber um terço da sua capacidade. Os eventos que decorrem fora de recintos continuam a ser as regras aplicadas pela Direção-Geral de Saúde.

A partir de 28 de junho, numa segunda fase, que se prolonga até ao fim de agosto, as modalidades e escalões profissionais ou equiparados podem funcionar dentro dos recintos com lotação de 33%, fora dos recintos com outras regras a definir pela DGS, como por exemplo obrigatoriedade de testagem", uma medida que abrange o arranque da próxima temporada desportiva.

Uma temporada inteira sem adeptos

Os adeptos têm estado longe das bancadas desde março de 2020, quando foi suspensa toda a prática de desporto em Portugal, incluindo o futebol profissional, com a entrada em vigor do primeiro estado de emergência.

Na Região Autónoma dos Açores, chegou a haver eventos desportivos, nomeadamente jogos do Santa Clara, com público, contudo tal não se repetia no continente, nem na Madeira. Em outubro, houve três jogos-piloto e dois desafios da seleção portuguesa de futebol com presença de adeptos, como teste, e o FC Porto recebeu público num encontro da Liga dos Campeões. Porém, a segunda vaga da pandemia do novo coronavírus deitou quaisquer planos de retoma da assistência por terra.

A 27 de fevereiro e 13 de março, o Santa Clara recebeu Paços de Ferreira e Portimonense, respetivamente, com adeptos nas bancadas, em virtude das medidas impostas nos Açores. Foi a primeira e última vez que se viu tal coisa em 2021. Quando o número de casos de Covid-19 no arquipélago voltou a crescer, o Estádio São Miguel voltou a estar fechado ao público.

A 29 de maio, o Estádio do Dragão recebeu a final da Liga dos Campeões com 16.500 adeptos espectadores nas bancadas, entre Chelsea e Manchester City.

[atualizado às 15h25]