Rui Rio avisa deputados do PSD. “Quem não quiser colaborar, assuma”
26-02-2018 - 15:46

No final de um almoço com o Presidente da República, o novo líder social-democrata disse que vai “trabalhar com os deputados que quiserem trabalhar”.

O novo líder do PSD deixou esta segunda-feira um sério aviso aos deputados do seu partido. Rui Rio falava no final de um almoço com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“Os deputados são 89 e, à partida, contamos com os 89. Os que não quiserem colaborar assumam essa responsabilidade de não colaborar. Eu vou trabalhar com os que quiserem trabalhar”, disse Rui Rio aos jornalistas.

O repto do líder do PSD surge na sequência da eleição de Fernando Negrão como líder da bancada parlamentar, com mais votos brancos e nulos do que a favor.

Candidato único, Fernando Negrão foi eleito com 39%, num total de 35 votos a favor, 32 brancos e 21 nulos, sendo que a sua lista tinha 37 nomes.

Nas declarações desta segunda-feira aos jornalistas, Rui Rio disse que vai reunir com o grupo parlamentar quando a direção for toda eleita.

Sobre a lei do financiamento dos partidos, garante que mantém o que disse durante a campanha para a liderança do PSD, nomeadamente a oposição à isenção total do IVA.

No breve encontro com os jornalistas, o líder social-democrata aproveitou para esclarecer que a negociação com o Governo relativa à descentralização, apenas envolve, nesta fase, a passagem de competências para os municípios. Rui Rio defende que a descentralização vai exigir uma discussão ponderada e demorada.