É caro ter conta no banco? Saiba como reduzir as comissões
17-11-2016 - 12:25
 • Fátima Casanova

Ter dinheiro no banco pode custar mais de 60 euros por ano. Em cinco anos, as comissões bancárias aumentaram seis vezes mais do que a inflação.

Veja também:


Para compensar as receitas perdidas com a descida da Euribor nos últimos anos, os bancos começaram a subir o valor das taxas e comissões associadas às contas bancárias. Serviços que antes eram gratuitos, como transferências online, passaram a ser pagos, na maioria dos casos.

No ano passado, os maiores bancos em Portugal obtiveram quase dois mil milhões de euros com as comissões – ou seja, ganharam cinco milhões por dia só com o que cobram pelas contas bancárias dos clientes.

Esteja informado

É fundamental, não só para poder escolher, como para saber como o banco usa o seu dinheiro.

Para conhecer as comissões e taxas em vigor no mercado, pode consultar a página do Banco de Portugal “clientebancario.bportugal.pt”, onde estão reunidas as comissões e despesas cobradas pelas várias instituições de crédito.

Aí, deve clicar em “Consulta de preçários” e fazer uma pesquisa por instituição. Fica assim a saber que banco tem as comissões mais baratas, inclusive as cobradas por manutenção da conta.

Isenção dificultada

As condições para isenção destas comissões tornaram-se mais apertadas e há muitos casos em que é muito difícil escapar e fugir para outro banco – basta lá ter um crédito à habitação, por exemplo.

E ter o vencimento domiciliado no banco em causa deixou de ser condição essencial para obter vantagens ou isenções, como antigamente.

Use o multibanco

Muitas das operações feitas na banca online já têm custos. É melhor optar por fazer os pagamentos e transferências na caixa Multibanco, onde são a custo zero.

Recebeu a sua factura-recibo?

Desde Janeiro que os bancos estão obrigados por lei a enviar, até ao final do primeiro mês de cada ano, uma factura-recibo com todas as comissões bancárias pagas pelo cliente no ano anterior.

Contudo, uma inspecção do Banco de Portugal constatou que 29 dos 44 bancos observados não cumpriam a legislação.

Se for necessário, exija o documento ao seu gestor de conta. Estando informado, é mais fácil negociar com o seu banco.

O “Espaço do consumidor” é emitido na Renascença às terças e quintas-feiras, depois das 14h30.