​“É evidente que não houve fraude nas eleições norte-americanas”
04-12-2020 - 19:56
 • Manuela Pires

Ellen Weintraub, da Comissão Federal de Eleições dos Estados Unidos, esteve esta sexta-feira na Web Summit e garantiu que não há qualquer evidência de fraude nas eleições para a Casa Branca. Este ano os candidatos conseguiram um recorde de donativos para a campanha eleitoral.

As contas feitas até agora pela Comissão Federal de Eleições dos Estados Unidos mostram que os dois candidatos à Casa Branca conseguiram bater um recorde de donativos para as campanhas.

Ellen Weintraub revelou um total de 14 biliões de dólares, mais do dobro dos 6,5 biliões de 2016, e desta vez houve um grande aumento de pequenos donativos.

“Tanto o Presidente eleito Joe Biden, como o Presidente Donald Trump, conseguiram muito dinheiro em pequenos donativos, houve pessoas que deram menos de 200 dólares e isso mostra o entusiamo que atravessou o país e que as pessoas estavam muito empenhadas nestas eleições” disse a responsável da Comissão Federal de Eleições dos EUA.

Numa conferência de imprensa ao início da tarde e um mês depois das presidenciais norte-americanas, contestadas por Donald Trump, Ellen Weintraub garante que a eleição correu muito bem e que “é evidente que há um vencedor e que não existe fraude eleitoral”.

“É uma discussão recorrente, um mito da política norte americana”, reconhece esta advogada e responsável pela Comissão Federal de Eleições dos Estados Unidos.

“Ainda há uns dias o procurador-geral confirmou que o Departamento de Justiça não tinha informação sobre fraude, o director do FBI disse o mesmo, não há qualquer evidência de fraude eleitoral”, assegura.

Ellen Weintraub não acredita que as queixas que correm em tribunal possam ter sucesso. “Os processos estão a ser rejeitados, muitos baseiam-se em pormenores técnicos, como a distância a que os observadores foram autorizados a estar dos locais onde decorria a contagem.”

A advogada que integra a Comissão Federal de Eleições dos Estados Unidos desde 2002 reconheceu que “este ano as redes sociais tentaram reduzir a disseminação de certas mensagens falsas, mas não creio que tenham cumprido plenamente”.

“As plataformas estão a tentar mudar, mas reconheço que é um trabalho muito difícil, mas têm de fazer mais. Não basta por uma etiquetazinha a dizer que o conteúdo é enganador”, remata Ellen Weintraub.