O "pior dia de incêndios do ano" visto do espaço
16-10-2017 - 12:16

Imagens de satélite da NASA permitem ver a dimensão dos incêndios que lavram por todo o país.

Imagens de satélite da NASA permitem ver o número elevado de ocorrências que os bombeiros tiveram que combater este Domingo. Com 523 incêndios activos, este foi já descrito pela Protecção Civil como o "pior dia do ano" em matéria de incêndios. Há pelo menos 31 mortos a registar, segundo a Protecção Civil.

Esta segunda-feira, há mais de 170 incêndios activos, segundo o site da Protecção Civil. Na imagem captada pela NASA Wordview, é possível ver que ainda há muitos fogos activos no centro do país.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios. Foram declarados três dias de luto nacional.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, um fogo que alastrou a outros municípios e que provocou 64 mortos e mais de 200 feridos.