Santuário de Fátima acredita na canonização de Francisco e Jacinta ainda este ano
22-03-2017 - 12:11

Eventual beatificação da irmã Lúcia é uma situação diferente, considera o padre Carlos Cabecinhas, uma vez que o processo ainda há pouco tempo foi encerrado a nível diocesano.

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, disse esta quinta-feira existirem condições ao longo deste ano para que haja novidades sobre o processo de canonização dos beatos Francisco e Jacinta.

Carlos Cabecinhas sublinha que esse eventual anúncio seria um elemento particularmente festivo se acontecesse aquando da visita do Papa Francisco a Fátima, a 12 e 13 de Maio.

“Pensamos que é expectável que haja novidades ao longo deste ano em relação ao processo de canonização dos beatos Francisco e Jacinta – em relação a Lúcia é diferente, só agora terminou o seu processo diocesano. É um processo complexo e não é expectável qualquer novidade ao longo deste ano. Em relação a Francisco e Jacinta, de facto há condições para que haja novidades. Se vai haver ou não, também estamos na expectativa. Mas esperamos que possamos este ano poder contar com alguma novidade”, disse o reitor, em declarações aos jornalistas.

À margem das I Jornadas de Comunicação Social do Santuário de Fátima, que se realizam esta quarta-feira, o sacerdote disse, também, que a acontecer algum anúncio “seria um elemento festivo particularmente importante”.

Em Fevereiro deste ano, o mesmo padre Cabecinhas tinha dito que não era expectável que houvesse novidades a este respeito.

Já o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, disse que o Papa “é um homem das surpresas” e que em Fátima “deixará uma mensagem de paz”.

O Papa Francisco vai estar menos de 24 horas em Portugal na peregrinação de Maio a Fátima e tem previstos encontros com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro, António Costa.

O programa da peregrinação de Francisco para o centenário das aparições prevê um “encontro privado” com Marcelo Rebelo de Sousa na Base Aérea de Monte Real, a 12 de Maio, e com António Costa, na manhã de dia 13.

Depois de aterrar às 16h20 de 12 de Maio na Base Aérea de Monte Real, o Papa visita a capela da base, antes do encontro privado com Marcelo Rebelo de Sousa.

Segue depois em helicóptero até ao estádio de Fátima, deslocando-se numa viatura aberta até ao santuário.

Às 18h15, tem prevista a primeira oração, na Capelinha das Aparições. À noite, fará uma saudação durante a Bênção das Velas, também na capela.

A manhã de sábado, 13 de Maio, começa com um encontro com o primeiro-ministro, António Costa, e com uma visita à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Pelas 10h00, começa a missa no recinto do santuário, com uma homilia de Francisco, além de uma saudação aos doentes.

O Papa almoça com os bispos portugueses na Casa Nossa Senhora do Carmo, estando prevista a cerimónia de despedida na base de Monte Real para as 14h45 e a partida do avião de volta a Roma para as 15h00.