Língua gestual nas celebrações do tríduo pascal
29-03-2018 - 11:24

A eucaristia dominical das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade, tem vindo a ser interpretada em LGP, desde 2013. A interpretação em várias celebrações do tríduo é uma novidade, na Páscoa deste ano, na Cova da Iria.

As celebrações pascais no santuário de Fátima vão ser interpretadas, pela primeira vez este ano, em língua gestual portuguesa (LGP).

As celebrações com interpretação em LGP serão a missa vespertina da Ceia do Senhor, às 18h00 desta Quinta-feira Santa, a celebração da Morte do Senhor, às 15h00 de Sexta-feira Santa, e a Vigília Pascal, às 22h00 de sábado. Estas celebrações decorrem na Basílica da Santíssima Trindade. No domingo de Páscoa, a comunidade surda pode participar na missa dominical às 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.

“Queremos convidar toda a comunidade surda a vir celebrar connosco este momento festivo da Pascoa do Senhor”, diz o reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, num vídeo dirigido àquela comunidade, onde sublinha a importância da vivência do Tríduo Pascal enquanto momento celebrativo que conduz à “vivência da Páscoa de Jesus Cristo”.

Esta decisão integra um esforço que o Santuário tem vindo a assumir para melhorar as condições aos peregrinos que o visitam, concretamente na resposta de que precisam aqueles que têm especiais necessidades de inclusão e acessibilidade. Neste sentido, desde 2013, que a Eucaristia dominical das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade, tem vindo a ser interpretada em LGP por uma equipa de 12 elementos.

Depois das celebrações pascais, entra em vigor no santuário o "Programa de Verão", que se estende até final de outubro. A missa das 11h00 de segunda a sábado, passa a ser na Basílica da Santíssima Trindade e aos domingos, no Recinto de Oração, enquanto a das 12h30, de segunda a sábado, é na Capelinha das Aparições e, ao domingo, na Basílica da Santíssima Trindade.

Amissa das 16h30 aos domingos, passa para a Capelinha das Aparições.

A Hora de Reparação ao Coração Imaculado de Maria, às 14h00, acontece todos os dias na Capelinha das Aparições.

O rosário das 21h30, que acontece diariamente na Capelinha das Aparições, passa a ser seguido de Procissão das velas.

Ao domingo, o Recinto de Oração acolhe pelas 17h30, Procissão Eucarística.