​Cerca de 35 mil pagaram fatura da EDP a dobrar
06-05-2020 - 17:39
 • Liliana Monteiro

Procedimento de revisão de protocolo na sequência de ciberataque gerou erro que levou ao débito directo por duas vezes da factura de abril.

Cerca de 35 mil clientes da EDP comercial foram surpreendidos com o débito directo da fatura de abril duas vezes seguidas.

À Renascença fonte oficial da empresa do sector energético confirma o sucedido. “Por erro de sistema, foram ontem e hoje (5 e 6 de Maio) inadvertidamente cobrados em duplicado cerca de 35 mil clientes da EDP Comercial'.

O erro nada teve directamente a ver com o mais recente ataque informático de que foi alvo a EDP, mas sim de procedimentos que estavam a ser tomados num esforço de maior protecção da informação. "Este erro de sistema não tem qualquer ligação com o recente ciberataque, antes resulta de um erro aquando da reposição das ligações com os bancos (após o ciberataque) e que originou o envio em duplicado de alguns ficheiros", explica fonte da EDP.

A situação foi resolvida de imediato, "não tendo o valor das cobranças chegado a dar entrada na EDP". A Renascença sabe que foi dada ordem ao sistema bancário para devolução das verbas indevidamente cobradas.

Fonte oficial da EDP garante à Renascença que 'todos os clientes foram creditados e informados ainda durante o dia de hoje, estando o incidente plenamente resolvido.”

Até ao final desta semana, os clientes deverão receber na conta a verba erradamente retirada.