Creches gratuitas no setor social a partir do próximo ano letivo
26-05-2022 - 09:51
 • Pedro Mesquita , Marta Grosso

O acordo de princípio já existe, diz à Renascença o presidente da CNIS. Mas, “em princípio, é só para o setor social solidário”.

No próximo ano letivo, as creches serão gratuitas para as crianças nascidas depois de 1 de setembro de 2021. Já existe acordo de princípio.

“Vão ter acesso à creche gratuita as crianças nascidas de 1 de setembro de 2021 para cá. É privilegiado o setor social solidário, pedindo-se às instituições que têm creche para disponibilizar o máximo possível eventuais vagas extra acordo para que todas as crianças tenham acesso a uma creche”, revelou à Renascença, o padre Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social (CNIS).

“Os acordos são estabelecidos com as instituições do setor social solidário”, adianta. Ou seja, “em princípio, é só para o setor social solidário”.

Foi este o acordo estabelecido entre o Governo e o setor, indica o padre Lino Maia à margem da Conferência Pós-Pandemia, promovida pela Renascença e Câmara de Gaia e que decorre nesta quinta-feira no auditório da Assembleia Municipal de Gaia.

Fora deste acordo estão as creches do sector privado, que representam mais de metade da rede, como já tinha avançado à Renascença a Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular (ACPEEP).