Justiça suíça abre processo criminal contra presidente da FIFA
30-07-2020 - 13:54
 • Renascença

Em causa estão reuniões informais não declaradas entre Gianni Infantino e o procurador-geral suíço, Michael Lauber, durante a investigação ao escândalo de corrupção na FIFA.

A justiça suíça anunciou, esta quinta-feira, a abertura de um processo criminal contra o presidente da FIFA, Gianni Infantino, para investigação a encontros secretos com o procurador-geral suíço, Michael Lauber.

Na semana passada, o tribunal concluiu que tinham existido reuniões informais não declaradas entre Infantino e Lauber, enquanto a Procuradoria-Geral da Suíça investigava o escândalo de corrupção na FIFA. Conclusão que levou Lauber a demitir-se do cargo que ocupava.

O procurador especial Stefan Keller, que já pediu autorização para iniciar o processo contra Lauber, diz ter encontrado evidência de conduta criminal nos encontros secretos entre o procurador-geral e Gianni Infantino. Os dois acusados negam ter cometido qualquer ato ilícito.

Gianni Infantino foi eleito presidente da FIFA em 2016, depois da saída forçada de Sepp Blatter no ano anterior devido a alegações de corrupção. Na altura, o dirigente ítalo-suíço afirmou que iria "restaurar a imagem e respeito da FIFA". "Todos no mundo vão aplaudir-nos", declarou.

Quatro anos depois, Gianni Infantino está sob suspeita de corrupção.