Projeto "Ponte nas ondas" reconhecido pela UNESCO como "um exemplo para o mundo"
01-12-2022 - 19:28
 • Renascença

A Associação Cultural e Pedagógica "Ponte...nas Ondas!" celebra "o empenho dos professores que há mais de 25 anos sensibilizam aos mais novos sobre a preservação do património cultural na fronteira de Galiza e Portugal”.

O projeto luso-galaico "Ponte nas Ondas" foi reconhecido pela UNESCO esta quinta-feira, em Rabat, Marrocos, e vai ser a primeira candidatura portuguesa a integrar o Registo de Boas Práticas de Salvaguarda de Património Cultural Imaterial.

A confirmação aconteceu na 17.ª sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, na sigla em inglês), que está a decorrer há dias em Rabat, Marrocos.

Em comunicado, a Associação Cultural e Pedagógica "Ponte...nas Ondas!" congratulou-se com o reconhecimento de "um programa cultural nascido nas aulas portuguesas e galegas que foi considerado pela UNESCO um exemplo para o mundo".

A nota celebra "o empenho dos professores que há mais de 25 anos sensibilizam aos mais novos sobre a preservação do património cultural na fronteira de Galiza e Portugal”.

A associação realça que a UNESCO destaca que o projeto "serve de inspiração para o entendimento em zonas transfronteiriças e em países em desenvolvimento".

Já a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), também em comunicado, felicitou a Associação Cultural e Pedagógica nas ondas pelo reconhecimento da sua candidatura, e assinala que é a "primeira vez que Portugal vê inscrita uma candidatura no registo de Boas Práticas de Salvaguarda da UNESCO".

O projeto "Ponte nas Ondas" nasceu há mais de 25 anos nas escolas do sul de Pontevedra, em Espanha, e do Alto Minho, em Portugal.

Através da associação com o mesmo nome, o trabalho desenvolvido foi no sentido de "salvaguardar o património cultural imaterial na fronteira portuguesa e galega, mediante a criação de espaços onde o património se pudesse praticar e transmitir às gerações mais novas".