Juncker: “Parem de arrastar o nome da UE pela lama”
14-09-2018 - 14:29

No Visto de Bruxelas desta semana, particular destaque para o discurso sobre o estado da União, em que o presidente da Comissão Europeia começou por fazer um apelo bem directo: “Parem de arrastar o nome da União Europeia pela lama.”

Juncker reconheceu que há problemas de unidade entre os Estados-membros e insistiu que é preciso abandonar os nacionalismos. Além disso, falou da moeda única e da defesa comum.

Num outro plano, o Parlamento Europeu defendeu a aplicação de sanções à Hungria por violação de direitos europeus de direitos fundamentais reconhecidos pela União. A posição dos eurodeputados poderá confirmar-se na prática, mas também poderemos estar perante um daqueles caminhos sinuosos que muitas vezes são inconsequentes.

Ainda no programa de hoje, uma referência à proposta já aprovada para a cobrança de direitos de autor em conteúdos divulgados na internet. Em análise, os próximos passos até que esta decisão ganhe força de lei.


Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus