A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, felicita Rui Rio pela vitórias nas eleições directas do PSD. “Felicitei-o naturalmente, desejo que lhe corra muito bem o mandato”, disse a líder popular, estabelecendo metas para as próximas legislativas: “Na perspectiva do CDS é muito importante que os dois partidos – CDS e PSD - possam ter nas próximas legislativas 116 deputados. 116 deputados é a maioria que permitirá governar”.
Cristas sublinhou que, tal como demonstraram as eleições de 2015, “mais importante do que saber quem fica em primeiro lugar nas eleições, o que é importante é saber que partidos é que é que conseguem ter uma maioria parlamentar de, no mínimo, 116 deputados”.
O ex-presidente da Câmara do Porto Rui Rio foi eleito este sábado presidente do PSD com 54,37% dos votos, com uma diferença de cerca de 10 pontos percentuais para Pedro Santana Lopes. Contudo, só assumirá plenas funções depois do congresso marcado para 17 e 18 de Fevereiro, altura em que serão eleitos os restantes órgãos de direcção partidária.
Pedro Santana Lopes assumiu a responsabilidade da derrota nas eleições directas para a liderança do PSD, mas disse estar de consciência tranquila e assegurou que vai continuar no combate político.
Rui Rio é o 18.º presidente do PSD desde o 25 de Abril de 1974, sucedendo a Pedro Passos Coelho, eleito em 2010.