TAD dá razão à Liga. Vitória de Setúbal cai para o Campeonato de Portugal
27-08-2020 - 10:10
 • Renascença

O Portimonense tem presença confirmada na I Liga e o Casa Pia fica na II Liga. Tribunal Arbitral do Desporto não deu provimento à providência cautelar do Vitória. Licenciamento dos sadinos não foi aprovado pela Liga, por não cumprir os pressupostos exigidos.

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) não deu provimento ao recurso do Vitória de Setúbal e está confirmada a exclusão do clube dos campeonatos profissionais. Os sadinos pretendiam suspender a decisão da Liga, que desclassificou o Vitória por não cumprir os pressupostos financeiros exigidos para o licenciamento nas competições profissionais.

O TAD avaliou o processo e deu razão à Liga, negando a providência cautelar pretendida pelo Vitória, no sentido de suspender a decisão de desclassificação. O clube sadino aguarda, agora, pela decisão do TAD sobre a matéria principal.

No início de agosto, o Vitória recorreu da decisão para o Conselho de Justiça da Federação, que se considerou incompetente para julgar o caso e encaminhou-o para o TAD. Esse processo ainda está sob avaliação.

A inscrição do Vitória de Setúbal foi rejeitada pela Liga, depois de a administração da SAD não ter apresentado, no processo de licenciamento, prova de inexistência de dívidas a outros clubes, jogadores e ex-jogadores, treinadores e ex-treinadores, funcionários e antigos funcionários, bem como a certidão de situação fiscal regularizada.

O Portimonense vê, assim, confirmada a presença na I Liga. Os algarvios terminaram o campeonato no penúltimo lugar, foram despromovidos à II Liga, mas perante a desclassificação do Vitória (16.º classificado), a Liga convidou o Portimonense a apresentar candidatura ao licenciamento nas competições profissionais.

O Portimonense tem a sua situação financeira e fiscal regularizada e tem garantida a permanência, pela via administratitva. A decisão do TAD também tem implicações para o Casa Pia. O clube lisboeta, último classificado da II Liga à altura da suspensão do campeonato devido à pandemia de Covid-19, foi despromovido ao Campeonato de Portugal.

A desclassificação do Vitória levou a Liga a convidar o Casa Pia a apresentar candidatura aos campeonatos profissionais. Vítor Franco, presidente dos gansos, já garantiu à Renascença que o clube cumpre todas as exigências para disputar a II Liga.

Além do Vitória de Setúbal, o Desportivo das Aves, último classificado da I Liga, também viu o processo de licenciamento rejeitado. A equipa nortenha não recorreu da decisão e tenta a inscrição no Campeonato de Portugal. Por via da desclassificação do Aves, o Cova da Piedade, penúltimo classificado da II Liga, foi convidado a ficar no segundo escalão e já tinha a permanência garantida.

A decisão do TAD permite à Liga Portugal realizar o sorteio das competições, agendado para sexta-feira, já sem a presença do Vitória de Setúbal, com Portimonense no calendário da I Liga e Casa Pia no do segundo escalão.

[notícia atualizada às 12h37]