“Vi a estrutura a partir, depois o silêncio.” Carruagem de metro cai de viaduto na cidade do México
04-05-2021 - 06:48
 • Renascença com agências

Equipas de emergênia estão no local. Veja as imagens.

Pelo menos 23 mortos e 65 feridos é o balanço de um acidente na Cidade do México, após o colapso de um viaduto por onde passava o metro, junto à estação de Olivos.

Ocorreu por volta das 22h00 de segunda-feira, (4h00 em Lisboa) perto da estação de Olivos, na linha 12 do metro, que corta o sul da capital mexicana.

“De repente, vi a estrutura a partir”, disse uma testemunha à estação de televisão mexicana Televisa.

“Menos de um minuto depois, tudo caiu e uma nuvem de poeira formou-se. Quando a poeira baixou, tentei ver o que poderia fazer para ajudar. O silêncio foi terrível. Duas pessoas foram retiradas dos escombros. O restante ainda está soterrado", acrescentou a mesma fonte.


Há menores entre as vítimas mortais. A informação foi avançada pela autarca da capital mexicana, Claudia Sheinbaum, segundo a qual os trabalhos de busca e salvamento tiveram de ser interrompidos, devido à instabilidade da estrutura.

"Infelizmente há mortos e feridos. Estou no local a apoiar a instalação do centro de comando", escreveu a autarca no Twitter.

A origem da queda do viaduto ainda está sob investigação.

O comboio do metro literalmente partiu-se em dois na queda da ponte de cimento, de acordo com a descrição de um fotógrafo da agência de notícias AFP que chegou ao local.

Este é o segundo acidente de metro desde o início do ano. Em janeiro, um incêndio danificou as instalações de controlo da rede, matando um e ferindo 29 devido ao fumo.

Em março de 2020, uma colisão entre dois comboios do mesmo metro deixou um morto e 41 feridos. O metro da Cidade do México foi inaugurado em 1969 e serve a capital numa rede de 12 linhas ao longo de cerca de 200 quilómetros e 195 estações.

Segundo dados oficiais, este metro transporta cerca de 4,5 milhões de passageiros por dia.