Referendo em Benfica. Mais de três mil eleitores já votaram
12-02-2023 - 14:12
 • Isabel Pacheco

Presidente da junta garante que vai respeitar a decisão que sair do escrutínio.

Mais de três mil pessoas já votaram este domingo em Benfica num referendo para decidir se querem estacionamento da EMEL na freguesia.

Os números foram avançados à Renascença por Ricardo Marques, autarca local, que fala de uma adesão ao referendo "dentro das expectativas", "muito alinhado com aquilo que é a participação, por exemplo, em eleições europeias".

As urnas já contam mais de três mil votos e o Presidente da Junta de Freguesia de Benfica acredita que, até às 19h00, se contem mais de sete mil eleitores.
Este é o primeiro referendo na cidade de Lisboa. Em causa está a implementação ou não de estacionamento pago na freguesia de Benfica. O autarca garante que vai respeitar a decisão que sair do referendo, independentemente da afluência às urnas: "Dois [votos] era suficiente".
"Desde a primeira hora que deixei claro: o parecer é meu.Para ele ser vinculativo, teria ser que os '50%+1', mas eu desde a primeira hora deixei claro que respeitarei a vontade dos nossos cidadãos que quiserem participar. Irei emitir o parecer com base naquele que for o resultado deste referendo."

Ricardo Marques acredita também que a opção tomada por um referendo em Benfica pode servir de exemplo ao país, sobre temas em que a classe governante deve "ter a humildade de os devolver aos cidadãos".

"Só assim é que vamos credibilizar a ação política. Eu diria que contrariamos a tendência, pelo menos dos últimos tempos, daquilo que é a classe política nas decisões. Eu acho que, de vez em quando, não nos caem parentes nenhuns na lama de termos esta humildade de devolver a voz aos cidadãos, em temas que são difíceis e que dizem à comunidade."