Acordar várias vezes para urinar não é normal, é Noctúria. Acabe com esse pesadelo


Acordar a meio da noite, ir à casa-de-banho, voltar para a cama, tentar adormecer… Acordar a meio da noite, ir à casa-de-banho, voltar para a cama, tentar adormecer…


Este parece-lhe um cenário familiar? Se este é o filme da sua noite pode sofrer de Noctúria.

Se tem a sensação que passa mais tempo da sua noite na casa-de-banho do que no quarto procure ajuda. Se acordar para urinar o incomoda, deve pedir ajuda ao seu médico.

Acordar várias vezes durante a noite para urinar não é normal. Pode achar que sim, que faz parte do avançar da idade, mas não é. É uma condição chamada Noctúria e que pode ser tratada.

Existem diversos mitos associados à Noctúria e recomendamos visualizar estes vídeos que ajudam a desmistificar a Noctúria.

Quais os principais sintomas (2)?
- Urinar excessivamente durante a noite

- Acordar para urinar durante as primeiras horas do sono

Pode também apresentar os seguintes sintomas durante o dia:

- Alterações do humor
- Perda da concentração
- Redução da produtividade
- Fadiga


Acordar constantemente durante a noite para urinar pode ser perturbador e frustrante, tanto para si como para o seu companheiro(a), afetando a qualidade do seu sono e levando-o(a) a sentir-se cansado(a) durante o dia (2).

Ao longo do tempo, um sono constantemente interrompido pode ter graves consequências no seu bem-estar e, caso não seja tratado, pode reduzir a sua qualidade de vida (3).

Porque sabemos que tratar a Noctúria é geralmente simples e fácil, propomos-lhe que visite o website Nocturia.pt, faça a sua avaliação e leve os resultados na sua próxima consulta. Ajude o seu médico a decidir qual a melhor forma de tratamento desta condição.

Acordar várias vezes para urinar não é normal, é Noctúria. Saiba mais em Nocturia.pt.

Veja AQUI a entrevista da Sónia Santos ao Dr. Frederico Ferronha, urologista, e esclareça as suas dúvidas sobre Noctúria.


Ficou com dúvidas sobre esta condição? Preencha o formulário em baixo e receberá um email com a resposta às suas dúvidas.
(1) Donald L. Bliwise, Adrian Wagg, and Peter K. Sand. Nocturia: A Highly Prevalent Disorder With Multifaceted Consequences, 2019. Elsevier. 0090-4295. doi:10.1016/j.urology.2019.07.005.
(2) Leslie SW, D’Andrea V, Sajjad H, Singh S. Nocturia. 2020 Jul 21. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan–. PMID: 30085529.
(3) Garção Nunes J. Noctúria Etiopatogenia e Terapêutica. Associação Portuguesa de Urologia. Atualização 2019. Disponível em: https://apurologia.pt/wp-content/uploads/2019/05/n...