Marcelo vai dar oratório ao Papa Francisco
11-05-2017 - 17:26
 • Eunice Lourenço

Presidente chega esta quinta-feira à noite a Fátima. Delegação portuguesa de recepção ao Papa inclui Ferro Rodrigues, António Costa, Santos Silva e Azeredo Lopes.

O Presidente da República vai oferecer ao Papa Francisco um oratório feito na fundação ricardo Espírito Santo, cópia de uma antiguidade. O presente será entregue na Base de Monte Real onde Marcelo, acompanhado pelas principais figuras do Estado, vai receber o Papa na sua viagem apostólica de cerca de 24 horas a Portugal.

Como a Renascença já avançou, o Papa oferece ao Presidente português um mosaico alusivo ao centenário das Aparições de Fátima.

O chefe de Estado português vai já esta quinta-feira à noite para Fátima, depois de um jantar de Estado em Queluz com o Presidente do Paraguai, e amanhã tem programa toda a manhã, antes de se deslocar à Base Aérea de Monte Real para receber Francisco. Marcelo vai encontrar-se com bispos, com reitor do santuário, vai receber os militares ciclistas que peregrinaram de Roma a Fátima, vai visitar os Servitas e o “lava-pés” dos peregrinos e vai à missa.

O almoço será já na base aérea e com a companha do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, do primeiro-ministro, António costa, do ministro da Defesa, do chefe de Estado Maior General das forças Armadas (CEMGFA) e do Chefe de Estado Maior da Força Aérea (CEMFA). Todos eles e respectivas mulheres (excepção ao Presidente e ao ministro da Defesa) vão fazer parte da delegação oficial portuguesa que recebe o Papa, que tem chegada prevista para as 16 horas. E ainda se juntará o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o ministro adjunto Eduardo Cabrita.

A delegação da Santa Sé inclui o cardeal Pietro Parolin secretário de Estado do Vaticano, os cardeais portugueses que vivem em Roma, José Saraiva Martins e António Monteiro de Castro, assim como o cardeal Patriarca de Lisboa e o bispo de Leiria-Fátima.

Marcelo Rebelo de Sousa terá um encontro privado com Francisco ainda na Base de Monte Real e vai acompanhar a par e passo as cerimónias em Fátima e, no dia 13, irá mesmo ao altar com os outros chefes de Estado presentes (Paraguai, São Tomé e Cabo Verde). O primeiro-ministro também vai ficar em Fátima, onde, na sexta-feira janta com o Presidente e no sábado de manhã tem um encontro com o Papa Francisco. Já Ferro Rodrigues, segunda figura do Estado, só estará presente na recepção ao Papa.

Recorde-se que a primeira visita oficial de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República foi ao Vaticano.