Santuário de Fátima escolhe como tema “Eu vim para que tenham vida”
02-12-2015 - 16:03
 • Paula Costa Dias

O Ano da Misericórdia é, segundo o reitor padre Carlos Cabecinhas, “desafio a interpretarmos a mensagem de Fátima à luz da misericórdia de Deus”.

“Eu vim para que tenham vida” é o tema que guiará o ano pastoral de 2015-16 no santuário de Fátima. Um ano pastoral em que se assinalará o centenário das aparições do anjo aos três videntes de Fátima e que coincidirá com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia promulgado pelo Papa Francisco.

Para o reitor do santuário “é na misericórdia de Deus que encontramos a palavra-chave para interpretarmos a mensagem de Fátima”. No Itinerário temático do centenário das aparições de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas escreve que “a mensagem de Fátima não nos desvia para o periférico e secundário, mas leva-nos ao essencial da fé cristã: a revelação do amor de Deus, Santíssima Trindade, que se manifesta como misericórdia para salvar, para dar de novo esperança aos que sofrem”. O Ano da Misericórdia é assim “desafio a interpretarmos a mensagem de Fátima à luz da misericórdia de Deus”.

O tema inspira-se na aparição de Setembro, na qual Nossa Senhora diz aos pastorinhos que Deus está contente com os seus sacrifícios. Uma mensagem proferida num contexto muito difícil para a humanidade, que visou dar esperança mas também de alerta para a necessidade de se inverter o caminho e que se mantém actual, diz o bispo da diocese de Leiria-Fátima.

“Hoje, para surpresa nossa, estamos na presença de uma nova e espantosa religião da morte”, D. António Marto salienta que “também no ocidente atravessamos uma crise epocal, de ordem cultural, social, económica e sobretudo moral e espiritual que tem provocado uma cultura do vazio interior e do desencanto na medida em que abala os fundamentos mais profundos, de tal maneira que parece que perdemos o chão debaixo dos pés”.

Na apresentação do tema do ano pastoral, o prelado revelou que “é neste contexto que ressoa para nós a mensagem de Fátima como mensagem de vida e de esperança para a vida”.

As celebrações do ano pastoral incluem um ciclo de cinco conferências a realizar até Abril, um curso sobre a mensagem de Fátima, o concerto de Natal e a 2ª edição do concerto evocativo dos três pastorinhos de Fátima e ainda o simpósio teológico-pastoral a realizar em Junho.