Hospital no Porto abre inquérito após "selvática agressão" a profissionais
14-02-2018 - 11:53

Dois enfermeiros, um auxiliar e um segurança foram agredidos na sequência de uma alegada demora no atendimento. Um polícia foi alvo de tentativa de atropelamento.

O Centro Hospitalar de São João (CHSJ), no Porto, abriu um inquérito interno para esclarecer "todas as circunstâncias" da agressão "selvática" a quatro profissionais do Serviço de Urgência, registada na noite de terça-feira.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o conselho de administração do CHSJ refere ter comunicado os factos às autoridades competentes e manifesta "toda a solidariedade" com os profissionais envolvidos.

O caso ocorreu pouco depois das 23h00 de terça-feira, depois da entrada de um doente que se fazia acompanhar por "um número indeterminado" de pessoas.

Na sequência de uma alegada demora no atendimento do doente, foram agredidos dois enfermeiros, um auxiliar e um segurança.

O CHSJ diz que o doente "foi triado de acordo com os procedimentos normais e cumprindo todos os tempos previstos".

"Repentinamente, o doente e acompanhantes referidos agrediram selvaticamente quatro profissionais do Serviço de Urgência", descreve a nota.

Segundo fonte da PSP, um dos enfermeiros necessitou de ficar internado.

O agente da PSP em serviço no posto policial do hospital tentou fazer detenções e chegou mesmo a concretizar disparos de intimidação, para o ar, mas não evitou a fuga dos envolvidos, que chegaram a tentar atropelá-lo.

Com a chegada de reforços, a PSP acabou por dispersar os agressores.