“É Portugal no seu melhor”. Presidente condecora jogadores com grau de Comendador
10-07-2016 - 23:07

Presidente da República lembrou que apesar do ambiente hostil a selecção portuguesa triunfou contra a França.

“Somos o máximo.” A expressão foi usada por Marcelo Rebelo de Sousa no final do jogo que consagrou a selecção nacional como campeão da Europa de futebol, pela primeira vez na sua história.

Nesta declaração à RTP, o Presidente da República lembrou que apesar do ambiente hostil a selecção portuguesa triunfou.

“Nós somos os melhores da Europa, sofremos muito, mas mostrámos aquilo que somos: resistentes, unidos, capazes de aguentar tudo: a contrariedade do Cristiano Ronaldo, as dificuldades enormes em relação à cargas aos nossos jogadores e o cansaço e, depois, a capacidade de mudar a táctica, de refazer o jogo e dominar a segunda parte do prolongamento com inteligência. É Portugal no seu melhor”, elogiou.

O chefe de Estado aproveitou para revelar que já tinha decidido condecorar os 23 jogadores com a Ordem de Mérito, independentemente do resultado, só faltava decidir o grau. “O grau agora é mais elevado… é o de Comendador e não de Cavaleiro. Pelo primeiro lugar temos uma condecoração mais elevada”.

“Amanhã temos muito, muitos portugueses à espera da selecção, a partir do aeroporto, porque é um momento único na vida", finalizou.

Portugal bateu na final do Euro 2016 a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, em encontro disputado no Stade de France, em Saint-Denis.