Exterior
Com uma imagem agressiva, destacam-se as opticas dianteiras, “escavadas” sob o capô. A frente é equilibrada, com uma grelha de grandes dimensões. Com protecções plásticas nas cavas das rodas ganha um ar robusto e elevado. Um Suv compacto que parece capaz de um bom estradão. E é.
Interior
Não é novidade para ninguém. O construtor nipónico apresenta produtos com uma qualidade de materiais cada vez melhor. O desenho é minimalista, quase limpo, a conferir bom conforto para condutor e passageiros. Que neste caso podem mesmo ser 5, porque há espaço suficiente no banco traseiro. E esta é uma das melhores referencias para este modelo.
A bagageira tem 430 litros.
Motor
Não sendo o propulsor mais animado disponível (há um CX-30 com um motor Skyactiv X com 180 cv), o 2 litros a concurso debita 122 cv. O suficiente para ajudar a reduzir os consumos que no nosso teste não foram abaixo dos 7 litros, embora fosse uma unidade com muito poucos quilómetros, e como tal, penalizada por este facto.
Tem uma velocidade máxima de 186 km/h e vai do zero aos cem em 10,6 segundos.
Este modelo tem 5 estrelas no teste de segurança Euro Ncap.
A versão testada, um Mazda CX-30 2.0 Skyactiv-G 11cv Evolve Pack i-Activesense está disponível por 30.070 Euros.