Antiga linha do Tua dá lugar a ecopista de 70 km
09-08-2017 - 12:31
 • Olímpia Mairos

Projecto inédito dos municípios de Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança quer também recuperar as estações e apeadeiros da antiga linha do Tua que se encontram ao abandono.

A antiga linha do Tua, onde os comboios deixaram de circular há mais de 20 anos, vai voltar a ligar os concelhos de Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros.

Os municípios uniram-se num projecto inédito intermunicipal, no Nordeste Transmontano, que envolve o aproveitamento do corredor ferroviário para uma ecopista e a reabilitação de estações e apeadeiros.

O investimento, que ascende a 1,8 milhões de euros, tem comparticipação comunitária, através do programa Valorizar, no valor de 1,2 milhões e o restante será assumido pelos municípios.

O projecto prevê a regularização da plataforma da linha, para permitir a sua utilização ciclável e pedonal de forma segura e confortável, criando uma ecopista contínua com uma extensão de 70 km, entre Mirandela e Bragança.

Para além da ecopista, os municípios pretendem recuperar o património edificado, como as estações, que se encontram actualmente ao abandono e em adiantado estado de degradação e que servirão de apoio à ecopista.

Está prevista a intervenção nas estações de Sendas e de Rossas, em Bragança, do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, de Carvalhais e do Romeu, em Mirandela. Infraestruturas que darão lugar a albergues/hostels de apoio à visitação e fruição da nova ecopista.

No seu trajecto, a Linha do Tua percorre territórios de “impressionante valor paisagístico”, atravessando um conjunto alargado de povoações que “espelham a diversidade da região e apresentam um forte potencial de desenvolvimento turístico”, sublinha em comunicado a autarquia de Macedo de Cavaleiros.

A nova ecopista ligará a Terra Quente à Terra Fria transmontanas e estende-se por treze quilómetros no concelho de Mirandela, 24 no de Macedo de Cavaleiros e 30 no de Bragança.

O percurso que agora vai ser reabilitado foi o primeiro a encerrar, no início da década de 1990. Anos mais tarde foram descativados os cerca de 60 quilómetros entre Mirandela e o Tua.

Os últimos cerca de 20 quilómetros da ferrovia ficaram parcialmente submersos pela barragem de Foz Tua. Os restantes, entre a Brunheda e Mirandela, têm o regresso do comboio anunciado para breve no âmbito do plano de mobilidade turística e quotidiana, contrapartida pela construção da hidroelétrica.