Assunção Cristas quer crescer para negociar melhor com PSD
19-09-2017 - 09:38

Líder do CDS admite, na Renascença, que ganhar a Câmara de Lisboa daria nova força ao partido para negociar com o PSD e diz que estar agora no Governo “seria diferente e melhor”.

A candidata do CDS a Lisboa diz que o grande objectivo do partido nestas eleições autárquicas é manter ou até aumentar o número de Câmaras, mas, sobretudo, conseguir mais mandatos.

“Governamos cinco Câmaras Municipais e o objectivo comum para todo o partido e concelhos é aumentar o número de mandatos. Nuns casos pode ser mandatos ao nível de juntas, de vereação, de assembleia municipal; noutros casos, pode ser ao nível de uma Câmara”, revela Assunção Cristas na Manhã da Renascença.

A líder centrista admite que gosta “muito de sonhar”, mas é “muito realista”, pelo que os objectivos desenhados no congresso e na convenção autárquica são “ambiciosos e realistas”.

Optimista quanto ao resultado de dia 1 de Outubro, Assunção Cristas espera que o partido ganhe nova expressão nacional.

“As autárquicas são muito locais, cada concelho é um concelho, mas sabemos que depois há uma visão nacional e o que espero é que o CDS saia reforçado”, começa por dizer.

Nesse sentido, “se for eleita presidente da Câmara de Lisboa e puder mostrar no terreno o que é o CDS a trabalhar numa Câmara, creio que as coisas mudam e o CDS passa a ter outra expressão e também outra ambição”, sublinha.

Depois de quatro anos no Governo de coligação PSD/CDS, a líder do CDS assume ter pena de não estar agora no poder, porque “o contexto internacional é todo de crescimento”.

“Tenho pena de que no Governo anterior não tivéssemos conseguido dar todos os sinais da recuperação que se adivinhava e que foi feita também com o nosso trabalho. Tenho pena que tivéssemos governado num tempo em que a crise internacional e a recessão económica estava em toda a Europa, nomeadamente em Espanha. As condições em que governámos foram muito muito difíceis, certamente que governar agora seria diferente e melhor”, considera.