António Bastos Lopes: "Tenho esperança que Ferro jogue"
16-01-2020 - 12:45
 • João Fonseca

Antigo central do Benfica aponta soluções e saúda recuperação de Gabriel. Dérbi será difícil e com maior desafogo para o Benfica. Bruno Fernandes quererá despedir-se em grande.

António Bastos Lopes confia que Ferro poderá defrontar o Sporting, no dérbi de Alvalade, na sexta-feira. Contudo, se tal não acontecer, encontra três possíveis alternativas ao central no plantel do Benfica.

A dúvida em torno da utilização de Ferro no dérbi de Alvalade agrava-se face às lesões de Jardel e Morato. Sem ter de recorrer a alternativas da equipa B, o antigo central do Benfica aponta, em Bola Branca, três alternativas que fazem parte do plantel principal: Samaris, Fejsa e Weigl.

"Já vimos que o Weigl também faz bem essa posição, como aconteceu muitas vezes na Alemanha. No último jogo também jogou ali um bom bocado. Neste momento, o Samaris e o Fejsa não têm rotinas de jogo que têm os outros atletas. É sempre uma substituição que não é fácil. Ainda tenho esperança que o Ferro possa jogar", esclarece o antigo capitão.

António Bastos Lopes revela, ainda, satisfação pela eventual recuperação de Gabriel a tempo do dérbi. O médio "tem sido um atleta que faz jogar a equipa" e o ex-internacional sustenta que, caso a sua utilização não seja possível, Bruno Lage tem neste momento, soluções "suficientes para resolver a situação" no meio-campo.

Dérbi imprevisível com vitória no horizonte de ambos

Nesta conversa com Bola Branca, o antigo central do Benfica não esconde as vicissitudes de um dérbi eternamente marcado "pela rivalidade que há".

E que este ano, pelo facto do "Sporting estar um bocadinho mais em baixo, vai espicaçar mais". Além disso, "Bruno Fernandes quer despedir-se bem".

No entanto, Bastos Lopes sublinha que, como o "Benfica vai à frente", estará "um pouco mais desafogado em termos de nervos". Sem perder em Alvalade, ficará mais perto do objetivo: voltar a "ser campeão".