O ranking da verdade!
17-12-2016 - 00:00

Opinão de Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas.

Dezasseis anos depois, em plena época natalícia (contra o que é habitual), os jornais portugueses, apoiados em critérios semelhantes, elaboram uma tabela classificativa, a que se dá, erradamente, o nome de "ranking" das escolas.

Na verdade, graduar as escolas, dando especial ênfase aos resultados dos exames, menosprezando critérios verdadeiramente importantes, é ficar muito aquém do valor que a Escola detém e se propõe manter, para com os alunos e a sociedade, tendo em conta o seu crescimento integral e a preparação para a vida ativa.

Reconheço que, nos últimos anos, tem sido feito um esforço para adotar outros critérios na elaboração desta tabela classificativa; porém, esta que agora se apresenta, continua a ser injusta, minimalista e segregadora, retratando apenas parte da dimensão do aluno: os resultados dos exames.

Contudo, estamos muito longe do minimamente desejável.

Na verdade, há outros critérios a ter em conta na elaboração deste trabalho (pese embora o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas inúmeras pessoas envolvidas e imprensa em particular, a quem felicito) que faça jus à designação atribuída. Apresento alguns a ter em conta de futuro e outros a que deverá ser atribuído maior valor: estabilidade do corpo docente, empenho e estudo por parte dos alunos, apoio extra escola (explicações), situação sócio-económica das famílias, habilitação média dos pais e encarregados de educação, percentagem de alunos apoiados pela ação social escolar, número de exames aplicados em cada escola, valor acrescentado ao aluno desde que entra na escola até que sai (o novo indicador de sucesso - Percursos diretos de sucesso - é um precioso avanço neste sentido), etc..

E, já agora, porque não se faz o "ranking" das escolas que preparam melhor os alunos para terem acesso e conhecimentos estruturantes que lhes permitam a manutenção no Ensino Superior? (todos sabemos que há uma elevada taxa de abandono no ensino superior por falta de preparação dos alunos). Ou aquelas que preparam melhor os alunos para a vida ativa? Este sim, seria o "ranking" da verdade!

O autor escreve segundo o novo acordo ortográfico