Exterior:
Não há dúvida que se trata de um Audi. Um Audi com quase 5 metros de comprimento e 1,60 de altura.
Na frente destaca-se e bem a grelha de dimensões generosas seguindo a imagem da marca das quatro argolas. Esta grelha apresenta algumas lâminas verticais que sobressaem num fundo praticamente fechado e bicolor, preto e cinza.
A traseira dispensa os tradicionais tubos de escape dos carros a combustível fóssil e fica claramente marcada por uma faixa luminosa horizontal que atravessa o portão traseiro. O conjunto de luzes na traseira é esguio, num design que se prolonga para o painel lateral traseiro.
De lado é impossível não reparar nas jantes de cinco braços, muito fechadas. É um veículo alto, face ao solo, o que lhe dá um ar robusto.
Interior:
Destaca-se imediatamente a peça fixa na consola central que disfarça o mecanismo de comando da caixa automática. Uma peça de desenho simples mas inteligente e que será do agrado de todos os condutores que gostam de conduzir com a mão sobre a tradicional alavanca de mudanças.
Apesar de ter um pequeno compartimento fechado, porta-objectos, este não tem grande utilidade como apoio de braços. No túnel central que liga ao tablier há um espaço de arrumações fundo, embora aberto.
O interior é “clean”, mas de boa qualidade. Há aplicações em alcântara nas portas, os bancos da frente têm um bom apoio lombar e lateral, e no banco traseiro não falta espaço para 3 passageiros.
Os difusores de ar estão situados ao longo do painel frontal imediatamente abaixo do topo do tablier.
Este modelo conta com 3 ecrãs, um deles de infotainment no centro do tablier, com todas as informações possíveis, e imediatamente abaixo surge outro destinado à climatização.
O quadrante é digital, e oferece diferentes hipóteses de leitura.
A bagageira tem 600 litros de capacidade, e há um outro espaço com 60 litros debaixo do capot, útil para guardar a multiplicidade de cabos necessários ao carregamento do Audi e-tron quattro.
Motor:
Por certo a análise mais aguardada a este modelo.
O Audi e-tron quattro que é proposto por um valor inicial de 84.251 euros, disponibiliza uma potência total de 300 Kw/408 Cv. O arranque corresponde a 5,7 segundos do zero aos cem. E garanto que o acelerador pisado a fundo, obriga a colar o corpo ao banco. Ainda que por alguns segundos, mas o suficiente para se perceber que este é um carro a sério.
Claro que quanto mais se pisa, mas bateria se gasta. O construtor alemão garante uma autonomia de 400 quilómetros, mas não nos foi possível certificar se este é ou não um valor realista.
Sabemos que este é automóvel de bom nível, com uma suspensão extremamente eficaz. Nem demasiado firme, nem demasiado suave, o que lhe permite passar bem em pisos degradados sobre lombas ou caminhos de cabras. Sim, porque este modelo tem também um modo todo-o-terreno como outros modelos movidos a combustíveis fosseis da marca Audi.
A velocidade máxima é de 200 quilómetros por hora. Em total silêncio, até porque a Audi assegura um coeficiente aerodinâmico muito bom: Um Cx de 0.28.
Em suma, um excelente Audi elétrico, mais perto do desejado pelos consumidores.