ANTRAM foi a entidade com maior protagonismo mediático durante a greve dos motoristas
20-08-2019 - 14:00
 • Sofia Freitas Moreira

A ANTRAM, o SNMMP e Pedro Pardal Henriques ocuparam o pódio do protagonismo mediático durante a greve dos motoristas. A televisão e o online foram os principais meios para a publicação das 8.241 notícias sobre a paralisação, na última semana.

A greve dos motoristas foi o principal tema da agenda mediática portuguesa, na última semana. Desconvocada ao sétimo dia, a paralisação decorreu entre os dias 12 e 18 de agosto.

Segundo a Cision, uma empresa de pesquisa, monitorização e análise de media, foram publicadas 8.241 notícias sobre a greve, durante o período da paralisação.

A entidade que obteve maior mediatismo, com 46% de referências, foi a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM).

Em segundo lugar, ficou o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), com 36% de menções e, ainda no pódio do mediatismo, surge Pedro Pardal Henriques, vice-presidente e porta-voz do SNMMP, com 30% de alusões.

O Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) foi a quarta entidade mais mencionada, reunindo 28% das referências e o primeiro-ministro António Costa completa o top 5, com 14%.

Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Transição Energética, e André Almeida, porta voz da ANTRAM, partilham a sexta posição, com 11%.

O presidente do SNMMP, Francisco São Bento, ficou em oitavo lugar, com 9%. Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, Anacleto Rodrigues, representante do SIMM, e Pedro Polónio, representante da ANTRAM, concluem o top mediático, com 7, 3 e 2% das referências, respetivamente.

No que diz respeito à distribuição das notícias por tipo de meio, os sites informativos contabilizaram o maior volume de artigos sobre a greve dos motoristas, com 47% (3.873) do total de notícias, seguidos pela televisão, onde se registaram 40% das referências à paralisação (3.296), equivalentes a 205 horas de transmissão. A rádio somou 10% das notícias (824) e a imprensa, 3% (247).

A Cision teve como objeto do estudo todas as notícias sobre a greve dos motoristas de matérias perigosas, difundidas no espaço editorial português, em mais de dois mil meios de comunicação social, no período temporal compreendido entre os dias 12 e 18 de agosto de 2019.